top of page

O que esperar de uma criança de 0-3 anos?

  • Foto do escritor: De repente... Fonos
    De repente... Fonos
  • 27 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de jun. de 2018

Vocês já pararam para refletir na forma em que pensamos? Como nossos pensamentos são construídos? Se não, pare agora e PENSE!!

Antes de você realizar algo, por exemplo: pegar uma caneta para escrever algum lembrete no papel, você pensa (FALA COM VOCÊ MESMO): “tenho que pegar uma caneta para escrever isso, antes que eu esqueça”. Em seguida procura e pega o objeto necessário. Se você é uma pessoa que utiliza a fala para se comunicar, você também a utiliza para pensar. A partir daí podemos observar na prática a importância da fala na construção do nosso pensamento, no desenvolvimento cognitivo.


A partir da grande importância da linguagem em nossas vidas, iniciarei falando sobre os marcos do desenvolvimento da linguagem de 0 aos 3 anos, a partir de um artigo que gosto muito: “Aquisição de desenvolvimento de linguagem: dificuldades que podem surgir nesse percurso”.¹


A primeira palavra é algo de muito desejo entre os pais e familiares, ela gera ansiedade e muita das vezes é o sinal que eles esperavam para sentir o alivio e pensar: “está tudo bem!”, porém existem marcos antes disso, que podem nos dizer se está correndo tudo bem, ou não. - Entre 0-1 ano a criança já deve realizar vocalizações, fazer alterações de intensidade na fala e realizar as trocas de turnos, dando espaço para a resposta do adulto. É mais ou menos nesse período que surge a primeira palavra “mama”, “papa”, por exemplo.


- Entre 1-2 anos já devemos esperar que a criança produza palavras com o som das seguintes letras: P, B, T, D, K, G, M e N. O vocabulário deve conter 50 palavras e essas palavras vão ser constituídas por sílabas simples, formadas por uma consoante e uma vocal, por exemplo: PAPA, BABA e MAMA. Em relação à brincadeira, a crianças já deve imitar situações vivenciadas, como colocar o telefone na orelha e fingir que estão falando com alguém.


- Entre 2 anos e 2 anos e meio, a criança já deve utilizar o pronome “ele” e produzir entre 150-200 palavras, além disso, deve demonstrar habilidade para responder duas ordens consecutivas, por exemplo: pega o carrinho e dá para o papai. As frases já começam a conter mais de uma palavra. A criança demonstra capacidade para chamar a atenção para o que deseja, nomeando ou fazendo comentários sobre.


- Já com 2 anos e meio até 3 anos de idade, ela já utiliza a primeira pessoa e faz frases com quatro elementos, flexiona gênero e número, além de utilizar advérbio de lugar em emissões simples. Já utiliza perguntas com onde, quando e quem. Passa a compreender conceitos como: quente/frio, forte/fraco e grande/pequeno. Nomeia cada vez mais! Na brincadeira, o faz-de-conta já está presente (brincar de casinha, de castelo e de herói, por exemplo ).


Os marcos do desenvolvimento são extremamente importantes, pois é a partir dele que observamos se o desenvolvimento da linguagem infantil está ou não dentro do esperado.


Percebeu que seu filho ou alguma criança que você conheça não apresenta os marcos esperados para sua faixa etária? Visite um fonoaudiólogo e tire todas as suas dúvidas.

Na infância, quando se trata de desenvolvimento, o tempo é crucial para um bom prognóstico!


Segue uma tabela-resumo sobre o que falei para facilitar o resgate da informação e ser compartilhada com quem quiser!




Na próxima publicação irei falar sobre o desenvolvimento da linguagem dos 3 aos 5 anos! Até a próxima!

Fga. Thayná Rodrigues Gomes



1- MOUSINHO, Renata et al . Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 25, n. 78, p. 297-306, 2008. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862008000300012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 maio 2018

Comments


bottom of page